sábado, abril 30, 2005

Trio Manaia

É difícil explicar-me, vou tentar, mas afinal o que aconteceu nesta última hora? Complicado dizer. Uma conversa, no fundo foi isso, uma conversa extremamente agradável com o desconhecido que me guiou até casa hoje, no seu Mercedes Benz. Mal entrei no táxi, e disse boa noite, fiquei de olho no motorista, dado o seu ar cansado não me inspirar grande confiança, olhos vermelhos, brilhantes no retrovisor por que estrategicamente eu observava. Despoletou-se a conversa a meio do percurso, mas foi já à porta de casa que monologámos, eu apenas intercalava o discurso com pois, de facto, e afins...apercebi-me de que sorria. Eu sorria. Digo apercebi-me porque não me apercebera, até ao momento em que comecei a ficar com os músculos faciais doridos, de tal sorriso amarelo que ostentava desde o início. A verdade é que eu estava a gostar da conversa, o sorriso provavelmente só surgiu por algum desconforto, afinal eu não conhecia o homem que ali falava comigo sobre a sua vida, a sua mulher, as suas contas, as coisas que gostava de fazer mas que não podia por estar num círculo vicioso de responsabilidades diárias às quais, uma vez dentro, não se podia esquivar. Os seus olhos vermelhos acompanhavam aquele quadro, transmitiam-me toda a tristeza e resignação de que me falava ele. Moço ainda novo, dos seus quarenta anos, a crise obrigava-o a trabalhar ali jorna após jorna, na busca por um miserável salário que já tinha há muito destino. Casado há duas décadas ama a mulher mas não lhe suporta o feitio, tem o coração ao pé da boca, diz ele, fala tudo sem atender a terceiros, às vezes um pouco injusta, ele não andava ali a comer mulas, trabalhava! Se por acaso pensares casar faz as tuas contas sempre a meias com ela, estás a entender-me? Ela depois é merdas com mobílias e o caralho, e em vez de 3 ou 4 dias no Sul de Espanha, ou mesmo ir dar aí uma volta até ao Algarve ou assim, estamos à rasca por causa de dinheiros para perfumes, batôns e rímel e todas aquelas merdices que elas utilizam. Eu ontem fui à bola e nem sequer lhe disse nada, foda-se...só sabendo o que ela me ia foder a cabeça...fui ver a bola e beber umas imperiais com uns amigos meus e prontos, achas que me queixo dos 30 € que gastei? De vez em quando tudo bem, agora ela há coisas, foda-se, que eu me pergunto, mas que merda é essa? Para mim é tudo igual, panelas, pratos, talheres, já para ela tem de ser tudo xpto e o caralho...tudo igual...

Bela noite, apertei a mão ao senhor, gostei muito de falar consigo. Amanhã continuamos, acho que houve aqui qualquer coisa que se passou comigo. Obrigado.

E tudo começou da conversa sobre as tiazorras a dançar Rod Stewart, Do Ya Think I'm Sexy, e Beatles, pelo Trio Manaia no Speakeasy, e de como ele gostava de conhecer esses sítios, agora já nem tinha tempo para ir a lado nenhum...se pudesse agora não voltava a casar.