segunda-feira, abril 11, 2005

Asas Sobre O Mundo

São tempos pantanosos e húmidos os que pairam pelo nosso jardim caros amigos. É um cenário desolador o que se apresenta perante nós. E sinceramente já não compreendo nada, não o tinhamos plantado à beira-mar!?
E agora, fruto da nossa negligência, eis que as melgas e os mosquitos proliferam bem para além do que temiamos nos terríficos devaneios dos nosso piores pesadelos. Já nos superam em largo número! Será possível que se tenham imposto sobre nós ao ponto de não retorno?- inquiro eu indignado e a medo. E "Stá!" Ei-la! Mais uma embaraçosa e auto-infligida estalada na cara.
Apanhei-a? (Não) Porra! Agora ia atrás dela se não estivesse como os demais, imobilizado pela rotina, pelo medo, pelas convenções. Um sentimento de vexame apodera-se de mim. A dormência dá lugar ao ódio, fruto de acções tantas vezes reprimidas no passado. Se ao menos elas não fossem tantas e tão ferozes... Não. Espera! Anda cá minha cabra! Maldita sejas!!- grunho ferozmente. Acerco-me dela a toda a velocidade qual toiro enraivecido! Imagens da minha família e amigos passam-me agora diante dos olhos, num corropio de memórias intercaladas pela visão do insecto, cada vez mais perto em cada flash. Cuidado agora!
É vivaça a gaja, a luta prolonga-se por largos minutos, "Zás! Traz! Catrapaz! Swing! Até que, squash! Vitória!!"
Cerro o punho um pouco mais aínda, e ergo-o aos céus em sinal de vitória. A multidão que se formara rejubila! Encontro-me agora naquele estado de calma absoluta que precede a perfeição. Com um sorriso estúpido examino a boca da besta mutante com o mindinho equanto esta jaz, trocidada na minha palma.Tornei-me num dos bravos! Tornei-me num dos venerados! Já não há retorno possível.
O cenário é outro agora. Estou do alto de um monte escarpado, e daqui tudo é claro, é claro agora o que tenho de fazer. Eles zumbem lá em baixo aos milhares sobre o negrume do pantanal. Eu envergo apenas um cachecol da selecção nacional em cada pulso,um par de patins, e uma lingerie tigresse. Armado com uma lata de raid e coragem infinita, beijo a minha mãe, abraço o meu pai e saio disparado pelo monte abaixo. Outros juntam-se a mim na descida.