quinta-feira, abril 28, 2005

Prognósticos Antes do Jogo

Sábado. Hoje devo ir sair, coisa que, para surpresa de muitos e a grande custo meu, já não pratico há uns tempos largos. O interregno é tal que por mais que puxe pela cabeça já não me recordo da última vez que fiz uma visita à tasca do Sr.Américo para ver a bola à conversa e repastar-me com um pica-pau e umas imperiais. Antevejo o meu estado de amanhã de manhã e estremeço.
[Entretanto era porreiro que parasse de chover... Só naquela da secura, só nessa. Só na do "não encharcado pelas ruas do Bairro Alto fora". Era simpático hã Pedrocas?...
Acreditando então que o São é um leitor assíduo do nosso blog, ou que neste momento me escuta lá em cima (é mais provável...), varro da minha mente esses pormenores terrenos como o da iminente chuva a potes, e sigo no meu prognóstico para este fim-de-semana.]

Olhando para a coisa de uma forma mais geral, digo-vos já aqui (sem rodeios ou hesitações de qualquer espécie, daquelas extremamente inconvenientes em que desatentos escritores por vezes caem fazendo até com que imagine-se, os pobres desprevenidos leitores percam o fio à meada dando às tantas por si a voltar atrás no fim do involuntário devaneio literário a pensar, "do que é que este tipo já estava a falar?") caros colegas, que o único problema dos sábados, é que vêm antes dos domingos.
E eu amanhã (domingo), a confirmar-se a tão desejada saída, vou pela certa acordar com a bela da Ressaca a servir de companhia. É verdade, e posso contar com ela para ajudar a matar o tempo e me sentir completo e feliz no dia mais deprimente e desprovido de sentido da semana. E isto que digo é um facto caros colegas, Domingo é o único dia dos sete que para todas as pessoas do mundo possui um sentimento inerente. Há quem diga que a segunda feira também tem o seu feeling, mas na minha opinião isto só acontece porque vem imediatamente a seguir ao sacana do domingo.
Isto não o vou fundamentar com factos ou teorias de qualquer espécie. O que aqui afirmei agora mesmo toda a gente já o sabe e o sentiu na pele. Pode no entanto acontecer que agora andem "felizes", ou algo irritante do género, e não notem que assim seja. Mas não se preocupem pequenitos, isso com certeza em breve passará e aí poder-se-ão voltar a identificar com este pensamento do vosso caro, da mesma forma que toda a gente se identifica com aquelas piadas de stand-up bem esgalhadas ou com a beleza de um arco-íris após um aguaceiro primaveril. (TPC- o que é um ceiro?)
Ah! Exacto, ora aí está. Ora aí está a cerejinha... A estucada final! Eis que para completar o quadro de neura absoluta, me informa agora um qualquer locutor de que "Não vale a pena arrecadar o guarda-chuva caro ouvinte, porque segundo o I.N.M. tanto hoje como amanhã, chove pela certa."
A notícia é transmitida num tom de voz alegre, quase alvisserante, como se da aterragem de uma sonda espacial ou da visita do Papa se tratasse. (São obrigados os pobres diabos, só pode...)
No entanto, eis senão quando num acto de revolta, ignorando a intempérie e todos os inconvenientes que dela possam advir, pego no telefone e começo a ligar aos suspeitos do costume. Um pode, os outros nem tanto. Hm... não há drama, um e um dois. E dois bastam para jogar a este jogo.

Escrito a 23/04/05.